As batatas fritas ficam com menos acrilamida, uma substância potencialmente cancerígena, se forem pré-cozinhadas no micro-ondas, indica um estudo de investigadores turcos, publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture.
A descoberta da acrilamida, que se forma durante a fritura, a cozedura no forno e os assados em condições de alta temperatura e baixa humidade, tem suscitado vários estudos sobre as vantagens de processos culinários alternativos.
Neste trabalho, uma equipa de investigadores da Universidade de Mersin (Turquia) mostra ser possível reduzir o tempo de fritura, e portanto a formação de acrilamida, se as batatas forem pré-cozinhadas no micro-ondas antes de serem fritas.
Segundo o estudo, o recurso ao micro-ondas antes da fritura resulta numa assinalável redução de acrilamida ao nível superficial. Assim, quando as batatas são fritas depois de passarem pelo micro-ondas, o seu teor em acrilamida baixa 36%, 41% e 60% se forem fritas a 150, 170 e 190 graus, respectivamente.
"Passar as batatas no micro-ondas antes de as fritar demora pouco tempo e dá-lhes melhor cor, provavelmente devido à menor temperatura a que são submetidas durante a fritura", afirma Koray Palazoglu, primeiro autor do estudo.
Fonte: Público
MNI-Médicos Na Internet
|