Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Agosto 2011
>
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Pequenas quantidades de bebidas espirituosas aumentam risco de pancreatite aguda 

Estudo publicado no "British Journal of Surgery""

O consumo de bebidas espirituosas, mesmo que seja em pequenas quantidades de 4 cl, pode aumentar o risco de um ataque agudo de pancreatite, mas o mesmo não acontece com outras bebidas alcoólicas, como vinho ou cerveja, segundo um estudo do Instituto Karolinska, Suécia, publicado na edição online do “British Journal of Surgery”.

De acordo com o estudo, as bebidas espirituosas podem conter compostos que não estão presentes no vinho e na cerveja e causar pancreatite aguda, se tomadas isoladamente ou em combinação com outras bebidas alcoólicas.

Para chegar a esta conclusão, os autores deste estudo acompanharam, durante 10 anos, 84.601 pessoas com idades entre os 46 e os 84 anos, que residiam em Västmanland e Uppsala, na Suécia. Durante este período, 513 pessoas desenvolveram pancreatite aguda.

Em comunicado de imprensa, o líder da investigação, Azodi Omid Sadr, explicou que os resultados mostram "um aumento constante entre cada copo de álcool (bebidas espirituosas) que uma pessoa bebe e o risco de um ataque agudo de pancreatite, que começa logo no aumento do risco na ordem dos 10% quando se bebe 4 cl."

"Por exemplo, consumir 20 cl de bebidas espirituosas, de uma só vez, aumenta o risco de um episódio agudo em 52% e esse risco continua a aumentar a esse ritmo para cada cinco copos adicionais consumidos", explanou o especialista, em comunicado de imprensa.

No entanto, segundo destacou o investigador, beber mais de cinco copos de 15 cl de vinho ou 33 cl cinco de cerveja, de uma só vez, não aumenta esse risco.

Os investigadores também verificaram que o consumo médio mensal de bebidas alcoólicas não aumentava o risco. No entanto, de acordo com Azodi Sadr, "é importante notar que a maioria dos participantes do estudo consumia álcool em níveis aceitáveis, ou seja, um ou dois copos por dia."

No estudo também foi verificado que o álcool não é, por si só, um factor suficiente para causar pancreatite aguda. "Este estudo sugere que as bebidas espirituosas contêm ingredientes que não estão presentes no vinho e na cerveja, que podem causar pancreatite aguda, tomados isoladamente ou com outras bebidas alcoólicas."

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

09 de Agosto de 2011
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar